Gafanhotos na Argentina ameaçam fronteira com RS - foto Twitter - @Gobierno de Cordoba São animais vorazes. Comem vegetais. Não transmitem doenças aos humanos. Mas devastam plantações inteiras. |
Marise Jalowitzki
As nuvens de gafanhotos surgem em função de alterações climáticas, como as que estamos vivenciando em vários locais do planeta, quando há um aumento exagerado da população destes insetos e eles precisam se mobilizar em busca de alimentos.
A nuvem de gafanhotos, com até 40 milhões deles, está na Argentina, deslocando-se diariamente, já próxima da fronteira com o Rio Grande do Sul-Brasil.
O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), do governo da Argentina, emitiu um alerta de perigo na fronteira com o RS, devido ao avanço destes insetos altamente predadores. Eles podem detonar plantações inteiras, em pouco tempo.
A nuvem de gafanhotos veio pelo Paraguai e vem sendo monitorada pela Argentina desde maio, quando, na província de Formosa, os gafanhotos destruíram uma plantação de milho.
Espigas completamente destruídas, conforme mostra esta foto publicada por @SenasaAR - Twitter |
Ontem (22.junho), foi publicado no Twitter:
"Hoy la manga fue detectada en cercanías de Perugorria, #Corrientes. Alrededor de las 12:00 hs levantó vuelo con rumbo sur. Debido al pronóstico del viento es probable que a partir de mañana la misma ingrese a la provincia de #EntreRíos." (Hoje a chuva de gafanhotos foi detectada perto de Perugorria, Corrientes. Por volta das 12h, levantou vôo rumo ao sul. Pela previsão do tempo, e os prognósticos do vento acelerado, é provável que a partir de amanhã (23), a mesma alcance a província de Entre Rios.)
A região no Rio Grande do Sul que provavelmente irá ser atingida é a do Planalto Médio.
O Ministério da Agricultura da Argentina declara que até 40 milhões de insetos compõem a nuvem e pediu que agricultores comuniquem o aparecimento.
O RS também registra há dias altas temperaturas, em pleno inverno, com ventos fortes, o que faz com que a movimentação do grupo aumente de velocidade. Estamos em alerta.
Já foram registrados 140 quilômetro em um dia (isto que eles param pra comer e devastar tudo que encontram nas pastagens).
Desequilíbrio ambiental é isso!!
Monocultura, queimadas, desmatamento. O que poderíamos esperar também por aqui?
Ou mudam-se os critérios de sobrevivência ou nem isso teremos!
Pesquisa:
UOL , Mapa - Twitter , Plantação de milho - Twitter, Nuvem - Twitter
Para ver o video em Rosario, clique AQUI
Link deste post: https://decrescimentofeliz.blogspot.com/2020/06/alerta-40-milhoes-de-gafanhotos-podem.html
Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.
Também é educadora, escritora e blogueira. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui