terça-feira, 26 de maio de 2015

CARL HART - Um Preço Muito Alto - Crack - É preciso entender a razão que está por detrás






Publicado neste blog em 27.maio.2015
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2015/05/carl-hart-um-preco-muito-alto-crack-e.html


Video com o discurso proferido na Escola de Medicina da UNIFESP

Carl Hart, professor de neurociência da Universidade de Columbia, nasceu nos guetos, traficou, pertenceu ao exército e hoje pesquisa, estuda e mostra às pessoas que é possível mudar o mundo para melhor se estivermos dispostos a olhar de frente os problemas, indo ao cerne. Carl, após servir ao exército por 4 anos, especializou-se em estudar os efeitos das drogas psicoativas. Já coautorou dezenas de artigos científicos. Apenas na Nature, a mais respeitada revista científica do mundo, foram 9.


"Pessoas, nós, os cientistas, fazemos de conta que retirar pessoas das favelas e colocá-las como cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor é coisa para poucos. É exceção. Mas nós sabemos que não é exceção. Eu não sou uma exceção! Eu cresci em favelas, roubei, trafiquei, consumi crack e hoje estou aqui, diante de um auditório lotado." (4’45”)

Tem gente mais inteligente do que eu que está crescendo nas favelas, hoje, e que não vão chegar lá, simplesmente porque a sociedade decidiu que eles não valem a pena!


“...vocês, no Brasil, estão nos EUA de 1986.” (6’29’’) (falando sobre a repressão militar nas favelas)


Dizem que as drogas destruíram as favelas, as comunidades e que ameaça a vida.
A sociedade nos diz que o problema das favelas ,  são as drogas, mais isso não é verdade, afinal antes do crack , das drogas chegarem nas favelas, essas pessoas estavam indo bem? estavam saindo de ferias 2 vezes ao ano?.. não , eles não estavam indo bem, nada bem

A questão não é vilanizar ou não o crack e-ou o usuário do crack. É prender-se à razão de aquele ser humano estar naquela situação.
Forneça oportunidades econômicas para essas pessoas. Aí, sim, estará trabalhando com a causa, com a raiz do problema.

“... e quando eu acabo vendo o que vi, eu acabo ficando bravo pelo tipo de mentira que continua sendo perpetuada!” (11’31’’)

Pensamento acrítico:

”...eu quero, eu posso, eu vou...” (12’) – o rapaz repete o que lhe dizem... mesmo sem acreditar, sabendo que nunca vai mudar, pois não depende dele!


https://www.youtube.com/watch?v=zTX7880gpZ4




Publicado em 21 de jul de 2014
A convite do CESeC (Centro de Estudos de Sociedade e Cidadania) da Universidade Candido Mendes, o neurocientista Carl Hart veio ao Brasil pela primeira vez.



Querendo, leia também:

Hipocrisia Social - Exclusão, Crack e outros 







Marise Jalowitzki
Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Vegana
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário