Por Marise Jalowitzki
16.abril.2015
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2015/04/campanha-mundial-incentiva-acoes-contra.html
A campanha global "PENSAR.COMER.CONSERVAR. DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO!" visa promover ações mais sustentáveis entre todos nós, consumidores! Lançada em 2013 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mantém-se atual e necessária, solificando ações em vários países e instituições.
Enfeitar o prato de seu filhinho é uma maneira efetiva de tornar mais atrativo o ato de alimentar-se, incentivando-o a comer o necessário, sem desperdiçar |
Atitudes simples - como elaborar receitas criativas para utilizar alimentos esquecidos na geladeira ou prestar atenção à data de validade dos produtos para consumi-los no prazo - podem ajudar a reduzir 1,3 bilhão de toneladas de comida desperdiçadas a cada ano no mundo.
A iniciativa é voltada especialmente aos consumidores, comerciantes e membros das cadeias produtivas da gastronomia e da hospedagem.
Para conhecer mais ações, acesse: www.thinkeatsave.org
Como afirma o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, “não há segmento mais emblemático do que este para trabalhar por um mundo ecoeficiente. Para termos uma vida verdadeiramente sustentável, precisamos transformar a maneira como produzimos e utilizamos nossos alimentos”.
Aldeia dos Atletas - Os Jogos da Commonwealth de 2014 Glasgow - Escócia, usaram alimentos descartados como adubo do relvado e geração de energia (captação do gás metano |
Problema ambiental
De acordo com informações da FAO, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a 1 trilhão de dólares. Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada - cerca de 300 toneladas por ano - ainda é própria para o consumo. Essa quantidade é igual a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, sendo suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.
O que hoje é produzido no mundo dá tranquilamente para saciar a fome dos cerca de 1 bilhão que ainda passam fome no mundo. Uma em cada nove crianças no planeta, não tem o que comer!
"Além disso, há um impacto direto na geração de resíduos e desperdício de recursos utilizados, como terra cultivável, insumos agrícolas e tempo de trabalho. Somando este aspecto às emissões de gases poluentes durante a colheita, ao transporte e ao armazenamento dos alimentos, a consequência é também um grave problema ambiental." (http://www.ufrgs.br/redesan)
Participe do grupo no Facebook: PRATO LIMPO - Contra o Desperdício de Alimentos no Mundo
Escritora, Educadora, Blogueira e Colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com
compromissoconsciente@gmail.com