terça-feira, 22 de setembro de 2020

Súplica da Árvore - 21 de Setembro - Dia da Árvore

 


Tão fácil é pra ti me atacar 

Sim! Fácil, pois não ofereço resistência

Fico no mesmo lugar

Enquanto acabas com meu lar

Matas os meus amigos,

As outras árvores,

As plantinhas que crescem ao redor,

Matas os bichos,

Matas a mim.

Que esperas obter com tanta destruição?

Fogo, dor, poluição.

Acreditas mesmo que este mundo que ambicionas

Pode servir de casa para teus descendentes?


Com uma motoserra acabas com a floresta

Com fogo criminoso espalhas o terror

Quantos desaparecem pra nunca mais voltar?

Aves, felinos, répteis, passarinhos...

O ar empesta, todos adoecem

Tudo o que sobra é sofrimento, é dor.


Os primeiros donos destas terras

Nem podem mais sentir o que é ter dignidade

Pois tua ambição destrói tudo!

A voz é calada, o grito é mudo!


Mentes, falseias, encobres fatos.

Até quando?

Não vês as tempestades que crias?

Cada vez mais furacões

Cada vez mais inundações...


Como eu quisera ter a meu redor ainda o canto dos pássaros

O chão verdejante

O ruído das águas

A vida seguindo seu ciclo.


Mas, também estou tombada

Também estou no chão

Também estou queimada

É tanta destruição.


Lá longe, algumas sementes conseguiram escapar

Desejo muito, e tanto, pra sempre

Que o Mundo Novo possa se concretizar

Onde o Respeito, a Dignidade, a Abnegada Conservação

Seja um valor, um Bem a preservar


Benditos os que sonham com a Paz e umedecem o chão, 

E cuidam, 

E zelam, 

E agem para que as florestas, um dia, possam voltar a ter voz

E vez.

 

autoria: Marise Jalowitzki


Querendo, leia também: Oração da Árvore - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2013/09/oracao-da-arvore.html



Esta é uma foto de 2013. As folhas mais na base, no vaso, são de ameixa amarela (nêspera) - o mesmo pé do topo, em 2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário