domingo, 20 de maio de 2012

O Desenvolvimento não pode ser Sustentável

Pobreza e Riqueza são apresentados como pano de um mesmo fundo chamado Desigualdade, que fere a Dignidade a que todos tem Direito! 

O Desenvolvimento não pode ser Sustentável

Por Marise Jalowitzki
21.maio de 2012
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2012/05/o-desenvolvimento-nao-pode-ser.html

desenvolvimento não pode ser sustentável, uma vez que o aumento constante da produção de bens e serviços também provoca aumento do consumo de recursos naturais, acelerando portanto o seu esgotamento - lembrando que 20% da população mundial já consomem 85% dos recursos naturais. (Wikipedia - Decrescimento)


O número crescente de pessoas que se engajam no slogan da Sustentabilidade mostra o quanto os brasileiros e os cidadãos de todas as partes do mundo querem participar de projetos de mudanças positivas, por ver, constatar, perceber, e tendo de [con]viver com o caos em que estamos imersos. As saídas são cada vez mais loucas em nome dos números que precisam ser sempre maiores, mais vorazes e destruidores.


Envenenam-se alimentos, rios, ares, solo e pessoas. 
As pessoas já não sabem o que comprar, de quem comprar, pois o engano e a omissão de informações, especialmente nos produtos alimentícios, está por toda a parte.
A cada dia descobrem-se mais e mais ingredientes nocivos à saúde misturados aos alimentos industrializados e que deveriam, a princípio, alimentar para uma vida saudável!
A maioria dos remédios fabricados possui tantas reações adversas que o usuário que "lê a bula", muitas vezes, acaba optando por conviver com o mal do que tentar "curar-se".
A brecha social planetária agiganta-se, apesar dos programas e projetos de alguns países.



Onde irá parar tudo isso?


Exaurir as fontes naturais é consequência direta do atual modelo de "crescimento". E depois? 


"Fomos formatados pelo imaginário do 'sempre mais', da acumulação ilimitada, dessa mecânica que parece virtuosa e que agora se mostra infernal por seus efeitos destruidores sobre a humanidade e o planeta." - diz o idealizador do Projeto do Decrescimento, Serge Latouche.

"Um crescimento infinito é incompatível com um mundo finito" - afirma Nicholas Georgescu-Roegen e isto pode ser percebido por qualquer um de nós!

Fontes: 
Wikipedia (Decrescimento)
Imagem - Foto de SP - ZabaZuba




Veja: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/05/as-palafitas-de-mangue-esgoto-de-vila.html



Conheça outros títulos na Página de Links:

Decrescimento Feliz - FGV País poderá alcançar nível de países desenvolvidos em 20 anos - Com esse modelo sócio-econômico, chegaremos ONDE - VOCÊ também decide!!

DECRESCIMENTO FELIZ! Modelo propõe Menos Consumo, Mais Felicidade!

Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário