sábado, 19 de maio de 2012

Modelo Feliz de Decrescimento e Fontes Alternativas de Energia

Decrescimento - Modelo proposto já tem décadas e propõe uma revisão ao sistema vigente que, com sua  louca corrida  em busca de sempre mais e mais lucros imediatos, não leva em conta as consequências para o ecossistema e todos os seres que nela vivem




Modelo Feliz de Decrescimento e Fontes Alternativas de Energia


Por Marise Jalowitzki


Você, certamente, já ouviu falar muito sobre os problemas energéticos que o mundo continua enfrentando. Com uma produção sempre crescente de todo o tipo de produtos e serviços, aliado ao consumo [e amplo desperdício] de nosso atual modelo de vida (comprar, descartar, comprar), toda a atual geração de energia não está bastando!!! Destroem-se florestas, reflorestam-se áreas com o plantio de árvores para servir de biocombustível, abrem-se rombos imensos na Mãe Terra para a construção de sempre novas mega hidrelétricas e poços de perfuração de petróleo, além dos projetos daqueles que enxergam na energia nuclear uma saída "limpa" para o consumo de eletricidade e outros usos (armamentistas, médico-científicos, etc.)


Estamos vivendo um paradoxo, com duas correntes ideológicas: 


1) A mais forte delas é a que prevê a continuidade da relação "mais- produção-mais-consumo", com todas os resultados [já conhecidos] para todos, afetando mais dramaticamente - e ao longo de toda a sua existência - aos desprovidos. 


2) E a que propõe a revisão desse modo de vida, que se alicerça em um jeito de viver melhor, com menos. O chamado Modelo Feliz de Decrescimento. Onde as pessoas [todas] levariam mais em conta as consequências de tudo o que adquirem e consomem, numa visão do que é realmente necessário, encaminhando para reciclagem tudo o que é possível e procurando compartilhar, em ações cooperativas, ganhos, rendas e benefícios, incluindo a saúde de todos. (Só para lembrar: estamos no Ano Internacional do Cooperativismo)


Com fábricas poluentes, com lixo para todo o lado, com irresponsabilidade de muitos empresários e indústrias, os venenos que são ejetados nos rios e ares torna difícil a obtenção da saúde da população, saúde que não se limita apenas a ter atendimento médico digno e receber medicamentos (sistema ainda tão precário) mas, principalmente, trabalhar na prevenção, a chamada Precaução.

Mesmo com todo o reservatório de água que temos (Aquífero Guarani) as hidrelétricas são fontes de energia temporal. Represar e desviar cursos de rios, utilizar lençóis freáticos, tudo isso tem um tempo limitado de utilização. A perfuração do pré-sal constitui hoje uma esperança para muitos, mas também tem seu tempo limitado. (Em 50 anos da "era petróleo" já gastamos mais de 50% de todo o petróleo que a Natureza levou milhões de anos para produzir!)


Assim, pensar, falar e projetar o uso de Energias Alternativas, seja para o modelo A, seja para o modelo B, chega em boa [e urgente] hora. Alternativas energéticas como a eólica, a solar, a gravitacional, existem! Não poluem, não causam danos à saúde. São renováveis e não oferecem perigo (nem no futuro) devido aos resíduos. Isso é sustentabilidade. Sustentabilidade, entendida como uma forma de viver levando a todo o demais em conta e não o continuísmo de produzir sempre mais para que alguns poucos melhorem sempre mais e milhões permaneçam na pobreza absoluta.



Sustentabilidade tem de levar em conta TODAS as implicações e não somente aumentar a produção e o consumo, sem considerar povos, culturas, espécies animais e vegetais, preservação de rios e ares


Não dá para continuar produzindo nos mesmos moldes de sempre, com metas sempre crescentes! 
É PRECISO, E URGENTE, VOLTAR-SE ÁS FORMAS RENOVÁVEIS E LIMPAS DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA e usá-las de uma forma que preserve as comunidades e modos de vida!


Quando eu era criança tinha conhecimento de agricultores isolados que, em suas fazendas ou chácaras, abasteciam seus tratores com combustível natural, utilizando o gás metano do esterco dos bovinos para geração de energia. 


Agora, as mais divulgadas alternativas energéticas são as que utilizam a força do sol e dos ventos, as energias solar e eólica, com possibilidades infinitas de reutilização e toxicidade zero! E mais: A energia gravitacional, um projeto ousado que exige a revisão de interpretação de algumas leis da Física para sua implementação (Linro Project - Ronald Fries)), a queima do lixo (principal projeto: Natureza Limpa - Unaí-MG), o plantio de arvores (para corte - palmas, eucaliptos, etc.), o cultivo de algas para biocombustível (Green Crude),  e até a utilização do esgoto (Alemanha) servem, hoje, para gerar eletricidade.


Valem também a divulgação de projetos caseiros, como a instalação de luz em garagens e oficinas, somente à base de garrafas pet+água+uma colher de água sanitária - projeto inventado por um trabalhador na mecânica de automóveis em São Paulo e que já instalou várias "lâmpadas sustentáveis" em sua comunidade. 

Conheça sempre mais e veja como você pode participar mais ativamente nessa mudança para melhor: em si mesmo(a), com sua família, grupo comunitário, escola, cidade, etc.

Viver melhor, consumindo menos, gera Mais Felicidade!


Energias Alternativas - Geração de Energia

LINK: http://t.co/jImAZ8H 

Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras



Linro Project - Projeto Linro propõe
um novo olhar nas Leis da Física -
Cosmos e Eletricidade
Projeto Linro – Energia em Eletricidade - Você quer entender?

Uma oportunidade para o público em geral e para Jovens Cientistas interessados em progredir e resolver os problemas prementes da sociedade diante da forte deterioração ambiental




Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário