sexta-feira, 18 de maio de 2012

O que é Decrescimento - Conceito Econômico e Político

Decrescimento - A Vida em Revisão - Pessoas, Sistemas e Perspectivas


O que é Decrescimento - Conceito Econômico e Político


Da Wikipedia
Publicado neste blog em 18.maio.2012
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-decrescimento-conceito.html



Decrescimento é um conceito econômico, mas também político, cunhado na década de 1970, parcialmente baseado nas teses do economista romeno e criador da bioeconomiaNicholas Georgescu-Roegen as quais foram publicadas em seu livro The Entropy Law and the Economic Process (1971).
A tese do decrescimento baseia-se na hipótese de que o crescimento econômico - entendido como aumento constante do Produto Interno Bruto (PIB) - não é sustentável pelo ecossistema global. Esta idéia é oposta ao pensamento econômico dominante, segundo o qual a melhoria do nível de vida seria decorrência do crescimento do PIB e portanto, o aumento do valor da produção deveria ser um objetivo permanente da sociedade.
A questão principal, segundo os defensores do decrescimento - dos quais Serge Latouche é o mais notório - é que os recursos naturais são limitados e portanto não existe crescimento infinito. A melhoria das condições de vida deve, portanto, ser obtida sem aumento do consumo, mudando-se o paradigma dominante.

Crítica ao pensamento econômico dominante

Segundo seus críticos, as principais conseqüências do produtivismo - entendido como a ênfase dada aos aumentos de produtividade e ao crescimento, nas sociedades industriais, tantosocialistas como capitalistas - seriam:
  • Esgotamento dos recursos energéticos - (petróleogásurâniocarvão) - no próximo século, caso se mantenha o atual ritmo de crescimento do consumo.
  • Degradação da flora, da fauna e da saúde humana.


Embora o produtivismo tenha sido parcialmente questionado pelos defensores do desenvolvimento sustentável, a crítica dos adversários do crescimento é mais radical já que consideram o próprio desenvolvimento sustentável como um oximoro - uma contradição em termos. 


desenvolvimento não pode ser sustentável, uma vez que o aumento constante da produção de bens e serviços também provoca aumento do consumo de recursos naturais, acelerando portanto o seu esgotamento - lembrando que 20% da população mundial já consomem 85% dos recursos naturais.


Além disso, os adeptos do decrescimento tentam mostrar que mesmo a esperada "desmaterialização da economia" - pelo deslocamento do eixo da atividade econômica para o setor terciário, menos demandante de recursos naturais e, particularmente, de energia - acabou por se revelar uma ilusão. Segundo Serge Latouche, a "nova economia" é relativamente imaterial (ou menos material), porém, mais do que substituição da antiga economia pela nova, o que existe são relações de complementaridade entre ambas. No final, todos os indicadores mostram que a extração de recursos continua a crescer.

Leia mais na Página de Links:

Decrescimento Feliz - FGV País poderá alcançar nível de países desenvolvidos em 20 anos - Com esse modelo sócio-econômico, chegaremos ONDE - VOCÊ também decide!!




DECRESCIMENTO FELIZ! Modelo propõe Menos Consumo, Mais Felicidade!




2 comentários:

  1. Obrigada, Marise.
    Vou divulgar, sim.
    Excelente!
    Ainda agora acabei de ler uma notícia:
    em Mato Grosso, o confinamento dos bois exageradamente e impiedosamente aumentou, para
    atender à crescente demanda de carne.
    Seremos todos cúmplices se ficarmos inertes.
    Parabéns pela iniciativa.
    Brilhante!
    E Deus permita renda muitos frutos.
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga Lili! Sabia que podia contar contigo!
      CHOCOU-ME a notícia!
      Vou divulgá-la, incluindo teus créditos!
      GENTE! NINGUÉM VAI PARAR ESTA LOUCURA???

      Muito grata, Amiga e que Deus te abençoe sempre!!!

      Excluir