quinta-feira, 16 de julho de 2015

Couro Ecológico feito de folhas de abacaxi que seriam descartadas


Piñatex da Ananas Anam - Maravilhoso! Das folhas e caule forma-se um couro maleável, ecológico e biodegradável!



Por Marise Jalowitzki
Você já parou pra pensar que precisamos, urgentemente, mudar nossa maneira de produzir e consumir? 
Que a Terra precisa ser melhor utilizada e não apenas servir para acolher enormes amontoados de concreto, os edifícios que ainda deslumbram alguns e empobrecem a tantos outros?
Que o Fogo precisa voltar a arder como fonte de calor e não de poluição e destruição, como vem acontecendo nas queimas de resíduos por todo o mundo?
Que a Água - as artérias e veias do corpo da Mãe Terra - precisa voltar a correr saudavelmente e não empestado por detritos e tóxicos, como vem acontecendo em todo o planeta?
Que o Ar precisa, urgentemente, receber menos carga tóxica, menos emissões venenosas e voltar a ser puro?
Agora, imagine um ato "simples", como usar os caules e folhas de abacaxi, que sempre foram para o descarte, interferindo em tudo isso, e de maneira benéfica! A maioria dos produtos à base de couro, em todos os continentes, ainda provêm do abate de animais, o que implica diretamente em uso inadequado de Terra (milhões e milhões de hectares utilizados apenas para o plantio de soja e milho, para servir de ração aos animais "de corte"... envenenando a Água, os rios que recebem todos os tóxicos usados para trabalhar o couro nos curtumes... e afetando todo os demais elementos!
Nosso país e tantos outros de clima tropical são abundantes na produção de abacaxi (ananás). As folhas e o caule deste saboroso fruto, que tinha como destino o descarte, tornou-se um couro ecológico, bonito, resistente, maleável e totalmente biodegradável.
"A Ananas Anam desenvolveu um inovador couro ecológico que é natural e sustentável chamado Piñatex. O Piñatex é produzido a partir das fibras de folhas de abacaxi, que são um subproduto da colheita da fruta que normalmente são descartados às toneladas. O couro envolve uma tecnologia patenteada que protege tanto o processo como o material acabado." (1)

Ao todo, são necessárias as folhas de cerca de 16 abacaxis para produzir um metro quadrado do tecido

Esse couro ecológico feito de folhas de abacaxi é macio, leve, flexível, moldável e facilmente tingido para aplicações em sapatos, bolsas e estofados e outras peças. Eles está disponível em diferentes espessuras e acabamentos, tudo biodegradável. A Ananas Anam foi criada pela designer têxtil Carmen Hijosa em parceria com o Real College of Art de Londres. "Segundo a designer Carmen, o produto pode ser tingido, impresso e tratado, conferindo a ele diferentes texturas."(2)
Carmem foi para as Filipinas para conhecer a sua indústria de couro daquele país e notou as surpreendentes fibras naturais de lá. O couro animal passa por um processo muito poluente e Carmen queria encontrar um substituto que tivesse um processo sustentável, com um impacto positivo sobre as pessoas e o meio ambiente.

E, se formos parar para refletir, qual a evolução do ser humano em continuar matando outros animais como se objetos fossem, tendo tantas outras alternativas?
Durante sua visita, percebeu que as fibras à base de abacaxi tinha um enorme potencial para a produção têxtil, e que poderia usar as habilidades e matérias-primas locais do país. Toda a pesquisa e desenvolvimento desse couro ecológico é feito nos laboratórios da Royal College of Art que fez uma parceria com a Camper, Puma e o designer Ally Capellino para lançar produtos utilizando o Piñatex.

Processo de fabricação
As fibras que fazem Piñatex são extraídas das folhas de abacaxi por um processo chamado de descasque, que é feito sobre a plantação por uma comunidade agrícola. O subproduto disso é a bio-massa, que pode ser ainda convertida em fertilizante orgânico ou bio-gás. Isso pode trazer renda adicional para as comunidades agrícolas de abacaxi. As fibras, em seguida, são submetidas a um processo industrial para tornar-se um tecido não urdido. Agora só cabe à criatividade dos designers desenvolver peças incríveis com esse couro ecológico e sustentável feito de folhas de abacaxi.
Torcendo para que novas parcerias sejam criadas e outras marcas-empresas se interessem por este importante e interessante projeto!
Assista o video no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0Ssb6iQYp9A










Escritora, Educadora, Ambientalista, 
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Vegana, Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 





Querendo, leia também:

Manter a família, agregar laços de proteção e compaixão
 com os mais frágeis, repassar valores éticos.
A quem compete?
Atitude responsável em um país no caos

Por Marise Jalowitzki
07.julho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/07/atitude-responsavel-em-um-pais-no-caos.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário